Ana Dilza Simas Albuquerque nasceu em 8 de abril de 1972, em Carutapera, Maranhão, onde sua família foi a primeira a abraçar a fé adventista na região. Parte de sua infância foi vivida no Maranhão e outra parte em Belém do Pará.
Ana é mãe de Ana Clara Simas Albuquerque, de 23 anos, e Pedro Henrique Simas Albuquerque, de 14 anos.
Em 1991, ainda estudante de magistério no Instituto Adventista Grão Pará, recebeu o convite para atuar como professora na Escola Adventista da Terra Firme, onde também foi secretária e diretora interina. Em 1996, ingressou na Universidade da Amazônia para cursar Pedagogia e concluiu especializações em Docência do Ensino Superior e em Psicopedagogia e Inclusão Social.
Na trajetória pela Educação Adventista, foi orientadora e coordenadora na Escola Adventista de São Brás e diretora na Escola Adventista de Correios, atualmente Colégio Adventista da Marambaia. Em 2003, desligou-se da instituição para morar no interior do Maranhão, mas retornou à Educação Adventista em 2006, em Manaus, onde atuou como professora, coordenadora e diretora até 2008, quando assumiu a direção da Escola Adventista Monte Castelo, em São Luís.
Em 2012, Ana foi nomeada diretora do Colégio Adventista de Imperatriz (CADI), onde permaneceu até 2016. Em 2017, mudou-se para Belém por motivos familiares e tornou-se professora no Colégio Adventista da Cidade Nova. Em junho de 2018, passou a dirigir o Colégio Adventista de Macapá e, em 2022, retornou à Cidade Nova como diretora.
Em agosto de 2023, foi promovida a coordenadora de Campo da educação infantil e anos iniciais na Missão Pará Amapá. Em 24 de outubro de 2024, Ana Dilza Simas Albuquerque foi eleita Departamental de Educação da Missão Pará Amapá, marcando uma nova etapa em sua carreira dedicada à Educação Adventista.